domingo, 31 de maio de 2009

Olá!!!

Aqui estamos no Maranhão, três amigas que resolveram se unir para levar um pouco mais de cor à vida de crianças com câncer. Juntas, eu (Vanessa), Clicia e Simone estamos nos engajando na idéia de que mesmo em situações difíceis é possível transformar nosso dia melhor.
Nosso propósito é de proporcionar atividades de recreação que promovam um maior bem-estar durante esta vivência dolorosa.
Para tanto, buscamos orientação na Psicologia, no teatro e na espiritualidade.
Todos sabemos que adoecer é uma experiência de dor e sofrimento em todos os sentidos: físico, mental e espiritual. Crianças com câncer ficam impedidas de desfrutar de atividades como brincar e estudar. Nestes casos, a doença pode gerar e/ou agravar problemas como a ansiedade e depressão.
Muitos trabalhos têm demonstrado que atividades prazerosas como as de recreação e lazer ajudam a melhorar a auto-estima e, o bem-estar emocional auxilia no aumento de imunidade.
De modo geral, serviços de saúde não dispõem de recursos suficientes para financiar salas com brinquedos, recursos audiovisuais, livros e principalmente funcionários como psicólogos, pedagogos, recreacionistas, musicoterapeutas etc. Além disso, os trabalhadores de saúde disponíveis em sua maioria estão sobrecarregados devido à grande demanda de atendimento não podendo dispensar de tempo para realizar atividades de recreação.
Desta forma, podemos ver a importância de se realizar trabalhos que levem motivação, fé e otimismo às crianças com câncer, na precariedade deste tipo de serviço e na possibilidade de se promover um maior bem-estar durante esta vivência.
Pensando em todas essas questões, buscamos um local em que pudéssemos dar nosso apoio e carinho. Encontramos aqui em São Luís-MA, a Casa de Apoio à Criança Feliz.
Trata-se de uma casa que acolhe crianças carentes que sofrem de câncer que não têm onde morar durante seu tratamento. Todas vêm de cidades do interior e que em razão de seu estado de saúde necessitam residir na capital para poder receber tratamento oncológico.
Felizmente, este projeto saiu do papel e já está acontecendo, tendo sido nosso primeiro encontro na última quarta-feira dia 27 de maio.
Aos poucos, vamos ir contando aqui, as histórias que estamos dividindo com todas essas crianças. Esperamos que, de alguma maneira, estejamos motivando mais pessoas a se voluntariarem para ajudar quem quer que seja.

Questões Éticas:
O Projeto Colorindo seu dia compromete-se a manter sigilo de todas as informações que possam prejudicar o tratamento do paciente, sejam elas fornecidas pela instituição, pacientes e/ou familiares.
Além disso, tanto a família quanto a instituição estão a par das atividades que são desenvolvidas. Quando solicitado, os integrantes do projeto estarão disponíveis para qualquer esclarecimento.